quarta-feira, 25 de novembro de 2020

BNCC e sua unidade temática Esportes para o 5° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

                                                UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

FELIPE CHISINI

 

 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUA UNIDADE TEMÁTICA ESPORTES PARA O 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

 

 

 1 INTRODUÇÃO

 

            O presente trabalho tem como intuito realizar um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a sua unidade temática esportes para o 5° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A residência pedagógica busca inserir o acadêmico e bolsista no seu futuro campo profissional, caracterizando o papel da Educação Física escolar.

            É uma grande possibilidade de conhecer melhor o futuro da profissão, na questão dos estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular, quanto na prática docente nas aulas de Educação Física.


2 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas. Um dos principais objetivos da mesma é a educação com equidade.

Segundo a BNCC (2017, p. 213):

 

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.

 

 

            Vemos que, as práticas corporais proporcionam ao ser humano uma gama de conhecimentos.

 

2.1 UNIDADE TEMÁTICA ESPORTES E OBJETIVOS PARA O 5° ANO

 

Abordo nesse trabalho, a unidade temática esportes para o 5° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Segue o quadro 1 abaixo com a unidade temática, objetos de conhecimento e objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Quadro 1: Unidade temática, objetos de conhecimento e objetivos.

UNIDADE TEMÁTICA

OBJETOS DE CONHECIMENTO

OBJETIVOS

Esportes

Esportes de campo e taco

Esportes de rede/parede

Esportes de invasão

·         Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

·         Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer)

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017)

 

Segundo a BNCC (2017, p. 215):

 

A unidade temática Esportes reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. O esporte como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição [...].

 

            Vemos que, o esporte é uma atividade com regulamentos (possuem regras formais), visando em sua grande parte a competição entre os praticantes.

            Faço o uso de três categorias de esportes: esportes de campo e taco (beisebol, críquete, entre outros), esportes de rede/parede (voleibol, badminton, entre outros) e esportes de invasão (basquetebol, futsal, entre outros).

            De acordo com a BNCC (2017) os esportes de campo e taco são caracterizados como classe que tem por objetivo rebater a bola o mais longe possível, essa bola vinda pelo adversário e percorrer o maior número de bases antes que a equipe adversária recupere a bola, feito isso, soma-se pontos.

Os esportes de rede/parede são caracterizados por lançar, arremessar ou rebater uma bola para a quadra adversária, sem que ela seja devolvida, ou haver um erro por parte da equipe ocasionando na soma de pontos para a equipe que lançou a bola (BNCC, 2017).

Já os esportes de invasão caracterizam-se por uma equipe com o domínio da bola levá-la ou chutar para a meta adversária, sendo que a equipe defensora deve proteger sua meta (BNCC, 2017).

 

2.2 CONTEÚDOS

 

Caracterizados todas as categorias de esportes, o professor parte para os conteúdos trabalhados com os alunos.

       Conceituais: Compreensão e identificação da história e regras dos esportes;

       Procedimentais: Vivência das atividades práticas propostas pelo professor;

     Atitudinais: Socialização com os demais participantes nas atividades, respeito ao próximo e as regras propostas.

 

2.3 METODOLOGIA

 

“O planejamento faz parte de um processo constante através do qual a preparação, a realização e o acompanhamento estão intimamente ligados” (KLOSOUSKI & REALI, 2008).

A partir dessa citação, sei o quão importante é construir um planejamento adequado, para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

            No momento da construção do planejamento devemos nos fazer algumas perguntas como: O que se pretende fazer, por que e para quem? Quais objetivos? Quais os meios e métodos poderão ser utilizados para alcançar tais objetivos? Que métodos de avaliação serão utilizados?

            Em meu trabalho utilizo a abordagem desenvolvimentista, que é:

 

Destinada principalmente às crianças de quatro a quatorze anos, defende que as aulas de educação física promovam a aquisição de habilidades motoras, como andar, correr, saltar, arremessar, rolar, respeitando certos padrões apontados como ideais para cada faixa etária e que serão úteis ao longo da vida do aluno (BROUCO, 2003, p. 24).

 

 

Nesta visão, a Educação Física desenvolvimentista tem foco em ensinar e aprimorar as habilidades motoras, fazendo o uso de atividades perante a faixa etária dos alunos. Vejo essa abordagem de maneira positiva, pois influência de forma benéfica no aprendizado das crianças tanto cognitivo quanto afetivo.

 

2.4 AVALIAÇÃO

A avaliação permite ao professor mensurar a evolução do aluno e planejar uma intervenção e aprendizagem mais efetiva e assertiva por meio de alguns instrumentos como: pesquisas, questionários e realização das atividades propostas pelo professor.

“A avaliação em Educação Física deve considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos” (DARIDO, 2012, p. 134).

Ainda segundo Darido (2012, p. 134)

 

A avaliação deve abranger as dimensões cognitiva (competências e conhecimentos), motora (habilidades motoras e capacidades físicas) e atitudinal (valores), verificando a capacidade de o aluno expressar sua sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal em diferentes linguagens – corporal, escrita e falada.

 

Vemos que, a avaliação deve estar diariamente nas aulas de Educação Física, pois um bom professor deve avaliar as competências, conhecimentos, habilidades motoras, capacidades físicas e valores dos alunos.

Farei uso de quatro fichas avaliativas, nelas constarão os objetivos que o professor quer que os alunos alcancem ao final da unidade temática trabalhada.

Abaixo segue o quadro 2 com a ficha avaliativa.

           

Quadro 2: Ficha avaliativa da unidade temática esportes

Esportes

Objetivos

Atingiu

Parcialmente

Não atingiu

Compreende a história e regras dos esportes.

 

 

 

Identifica os diferentes elementos que compõem os esportes, criando novas possibilidades de execução.

 

 

 

Aprende e coordena diferentes movimentos e desenvolve a percepção do seu próprio corpo e relação ao tempo e espaço durante a execução das atividades.

 

 

 

Realiza a construção de diferentes elementos dos esportes.

 

 

 

Preza pelo respeito e socializa com todos os colegas

 

 

 

Fonte: Autor

3 PLANOS DE AULAS

 

Os planos de aulas servem para o professor organizar as atividades que irá aplicar para os alunos nas aulas de Educação Física.

 

Plano de aula N° 1: Vamos jogar Golfe? Primeira aula

Link do vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ia_Fzeu3M6g

Data: 25/11/2020

Objetivos:

       Conhecer e aprender sobre a história e regras do Golfe;

       Aprender a construir o taco para a prática do Golfe;

       Proporcionar a vivência do esporte através de atividades lúdicas.

Conteúdo:

       Conceituais: Conhecimento sobre a história e regras do Golfe;

       Procedimentais: Construção do elemento taco, além da vivência através de atividades lúdicas;

       Atitudinais: Socialização com os demais participantes.

Metodologia:

       1° momento: Como primeiro momento, disponibilizo a história e as regras do Golfe. https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/golfe.htm

            2° momento: Vamos construir o taco de Golfe? Neste momento, o professor pedirá para que vocês juntamente com seus pais construam o taco de Golfe seguindo as ilustrações abaixo.

Utilize: cabo de vassoura, papelão e fita.

             Bolinha no balde: Após construírem o taco, você irá vivenciar a prática do Golfe. Nesta atividade você precisará de um balde, o taco e uma bolinha de papel. A atividade consiste em o aluno estar em uma distância de 2 metros em relação ao balde efetuando tacadas para acertar a bolinha dentro do balde.

            1° variação: Aumentar a distância em relação ao balde.

            2° variação: Incluir mais baldes e cada um ter sua determinada pontuação, decidida pelo aluno.

         3° momento: Momento para reflexão, onde o aluno responderá algumas perguntas feitas pelo professor. E também orientar o aluno para a próxima aula, que será também sobre Golfe. Conhecia o Golfe? Já tinha praticado o esporte? Como foi a construção do taco e ter praticado esse esporte?

Tempo: 50 minutos

Recursos: Cabo de vassoura, papelão, bolinha de papel e fita.

Avaliação: Vídeo demonstrando a atividade proposta ou um resumo sobre a história e regras do Golfe, junto com a descrição de como foi ter praticado a atividade em casa.

 

Plano de aula N° 2: Vamos jogar Golfe? Segunda aula

Link do vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=wtc_pL90f3c

Data: 25/11/2020

Objetivos:

       Vivenciar o Golfe através de atividades lúdicas;

     Aprender a coordenar diferentes movimentos e desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam o movimento de tacada do golfe;

       Desenvolver as habilidades motoras de manipulação (pegar o taco) estabilização (equilibrar-se) e locomoção (locomover-se).

Conteúdo:

       Conceituais: Aprendem o posicionamento correto de pernas e tronco;

  Procedimentais: Realizam de forma correta os movimentos, aperfeiçoando suas habilidades motoras de manipulação, estabilização e locomoção;

 Atitudinais: Prezam pela sequência das atividades com responsabilidade, valorizando o planejamento do professor.

Metodologia:

            1° momento: Neste momento, iremos aprender a ajustar as pernas para realizar a tacada de maneira correta no Golfe.

                2° momento: Minicircuito de Golfe 

Após terem conhecimento do ajuste das pernas e do tronco, você realizará um minicircuito, com diferentes dificuldades. Exemplo abaixo.

           3° momento: Para o momento final, o aluno refletirá sobre os movimentos para efetuar de maneira correta a tacada no Golfe. Quão importante é realizar os movimentos de maneira correta? Teve mais precisão ao realizar dessa forma?

Tempo: 50 minutos

Recursos: Taco produzidos por você na aula anterior, bolinha de papel e materiais diversos para fazer o minicircuito (garrafas pets, objetos que tem dentro de casa).

Avaliação: Vídeo demonstrando a técnica correta da tacada e praticando a atividade ou conte-me de forma resumida como foi a vivência das atividades.

 

Plano de aula N° 3: Vamos jogar Golfe? Terceira aula.

Link do vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Z2UFEKk6yqc

Data: 25/11/2020

Objetivos:

     Aprender a coordenar diferentes movimentos e desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam o movimento de tacada do golfe;

       Vivenciar o Golfe através de atividades lúdicas;

       Avaliar o aluno através de um teste de conhecimento sobre a história e regras do Golfe.

Conteúdo:

       Conceituais: Demonstram compreensão sobre a história e regras do Golfe;

       Procedimentais: Realizam com sucesso as atividades propostas pelo professor;

 Atitudinais: Prezam pela sequência das atividades com responsabilidade, valorizando o planejamento do professor.

Metodologia:

          1° momento: O aluno deverá retomar seu conhecimento sobre a história e regras do Golfe através do site:

https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/golfe.htm

            2° momento: Golfe vendado

A atividade consiste em o aluno com os olhos vendados realizar a tacada e derrubar a pirâmide de copos plásticos com o auxílio de seus pais.

Variação: O aluno deverá realizar a atividade com o braço contrário.

3° momento: Momento de reflexão. Qual a sua visão sobre o Golfe após realizar essas três aulas?  Voltaria a praticar o esporte?

Tempo: 50 minutos.

Recursos: Taco, bolinha de papel e copos plásticos.

Avaliação: Chegamos ao final da terceira e última aula sobre Golfe. Agora você responderá um questionário sobre história e regras do Golfe.

1)      Qual é a meta do jogo de Golfe?

2)      Em que país surgiu o Golfe e em qual século?

3)      Quantos buracos existem num campo de Golfe oficial?

4)      Possui obstáculos no campo de Golfe? Quais?

5)      Quanto o Golfe estreou nas Olimpíadas? E em qual ano ele voltou a fazer parte depois de ficar mais de um século fora?

6)      Quais são os 4 principais torneios de Golfe da atualidade?

7)      Quantos tipos de tacos os jogadores podem utilizar numa partida de Golfe?

 

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. p. 213-215.

BROUCO, G.R. As diferentes tendências pedagógicas da educação física escolar e o último concurso para professores da rede pública estadual de ensino no Paraná. 2003. p. 24.

 

DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140, v. 16.

 

KLOSOUSKI, Simone Scorsim, REALI, Klevi Mary. Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo de ensino-aprendizagem. UNICENTRO - Revista Elêtronica Lato Sensu. 5° Edição – 2008.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades lúdicas de Judô.

Olá! Espero que esteja bem! Na aula de hoje, daremos continuação com o esporte de combate Judô. Hoje trago algumas atividades lúdicas de doi...